Na noite de 7 de novembro, durante a 17ª Sessão Ordinária de 2023, a Câmara Municipal, por iniciativa de todos os Vereadores, aprovou por unanimidade uma Moção de Apoio a Campanha NOVEMBRO AZUL – mês de conscientização sobre a saúde do homem..
O texto diz:
Se o mês de outubro é voltado para a conscientização sobre o câncer de mama, o mês de novembro tem como alvo o câncer de próstata.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele do tipo não melanoma.
Entre a população masculina, o tumor de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer, fazendo uma vítima fatal a cada 36 homens. Porém, quando detectado precocemente, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura.
Entretanto, como o diagnóstico envolve o toque retal, um exame que ainda é cercado de polêmicas e inverdades, muitos homens relutam em realizá-lo em função do preconceito. Nesse sentido, um dos objetivos da CAMAPANHA NOVEMBRO AZUL é justamente quebrar esses tabus e conscientizar a população masculina de que os cuidados com a saúde devem ser colocados acima dessas barreiras.
O NOVEMBRO AZUL surgiu em 2003, em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Os dois estavam se divertindo em um pub e cogitaram se ficariam bem de bigode, que estava fora de moda na época. Eles escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer, pois, no dia 17, já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigos aceitaram participar da campanha e, como muita gente se interessava pelos bigodões, a história foi se espalhando cada vez mais. Dessa forma, mais do que deixar apenas o bigode crescer, alguns homens cultivam a barba toda durante este mês. As mulheres, por sua vez, são incentivadas a participar da campanha usando bigodes falsos e roupas na cor azul, que simboliza a luta contra o câncer de próstata – e é por isso que o movimento ficou conhecido como NOVEMBRO AZUL.
O movimento chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. Hoje, a CAMPANHA NOVEMBRO AZUL no Brasil é marcada por diversas ações de divulgação sobre o câncer de próstata, como palestras sobre medidas de prevenção e campanhas para a realização do exame físico (toque) e do PSA (exame de sangue que detecta alterações do antígeno prostático específico, que pode ser indicativo dessa neoplasia). Além disso, muitas cidades iluminam seus monumentos e prédios públicos na cor azul, de forma análoga à Campanha do Outubro Rosa.
Vale destacar, também, que existem alguns fatores que podem aumentar as chances de câncer de próstata nos homens, como: idade, raça, nacionalidade, histórico familiar, alterações genéticas, alimentação, obesidade, tabagismo, exposição ocupacional e inflamações na próstata.
Sendo assim, é importante estar sempre atento quanto a saúde física e mental, a fim de evitar problemas mais graves ao longo da vida.
Destacamos e louvamos as ações que são realizadas em nossa cidade por instituições públicas e privadas. Parabenizamos, também, o Setor de Saúde de nosso município por sempre promover ações ligadas a prevenção do câncer de próstata.
Que fique registrado nos anais desta Casa de Leis nosso apoio e o nosso incentivo a todos que se dedicam e que ajudam na CAMPANHA NOVEMBRO AZUL, promovendo, assim, a saúde dos homens.
Publicado em: 17/11/2023 10:37:06
Publicado por: Secretaria