De iniciativa do Vereador Tschermack Motta Frederico, a câmara aprovou por unanimidade, na noite de 19 de setembro, uma Moção de Apoio a Campanha Setembro Amarelo.
A justificativa diz:
Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio.
Trata-se de uma campanha, que foi inspirada no caso de Mike Emme, jovem estadunidense que cometeu suicídio, aos 17 anos, em 08 de setembro de 1994. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.
O SETEMBRO AMARELO foi adotado em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É, também, em setembro, que se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.
Onde procurar ajuda?
• CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde);
• UPAs 24 horas;
• SAMU: pelo número 192;
• Prontos Socorros;
• Hospitais;
• Centro de Valorização da Vida: pelo número 188.
As campanhas de conscientização são o conjunto de ações na promoção de apoio a iniciativas de solidariedade e de promoção à vida. Tem como objetivo promover a vida, despertando a consciência sobre o cuidado com a saúde do corpo e da “casa comum” que é o planeta terra.
Assim sendo, diante da importância do assunto, que se registre nos anais desta Casa de Leis nosso apoio a CAMPANHA SETEMBRO AMARELO, e o nosso reconhecimento às instituições de nossa cidade que trabalham, durante todo o mês, promovendo ações de prevenção ao suicídio.
Publicado em: 20/09/2023 11:54:05
Publicado por: Secretaria